Março de 2023 – O Grupo Delta Energia, um dos líderes do setor de energia no Brasil, obteve nesta semana duas importantes autorizações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que vão permitir a expansão dos negócios em mercado livre de gás natural. O órgão regulador conferiu à companhia importar gás natural (GN) da Argentina e Bolívia, e gás natural liquefeito (GNL) de diversos países. A concessão foi para a Delta Comercializadora de Gás, que irá atuar na compra e venda dos insumos para atender o mercado interno.
O presidente da Delta Geração, Alessandro di Domenico, afirma que o mercado livre de gás natural é promissor no Brasil, embora ainda tenha necessidade de investimentos em infraestrutura no país. Por ser mais competitivo e dinâmico, a expectativa é que haja um relevante crescimento neste segmento, que trará diversos benefícios a distribuidoras e consumidores, sobretudo por conta de preços mais atrativos.
“Esse é um mercado novo ainda em desenvolvimento e com forte potencial de expansão. Por isso, vamos ampliar nossa atuação no setor que, até então, estava restrito ao fornecimento de energia por meio de UTE Willian Ajorna ao setor público, que utiliza gás natural em suas operações”, diz.
Segundo ele, foi criada uma comercializadora que fará a interface entre os distribuidores e consumidores. “Para atender a demanda de abertura do mercado de gás, vamos sempre trabalhar para oferecer preços vantajosos aos nossos clientes. Ao diversificar nosso portfólio, nos tornamos mais fortes na cadeia de energia brasileira”, destaca.
Uma das concessões permite à empresa importar 1 milhão m³ por dia de gás natural da Argentina e da Bolívia. Neste caso, o transporte será por meio de gasodutos, com entrega em Uruguaiana (RS) e Corumbá (MS). A outra autorização dá o direito à comercializadora de negociar a compra de gás natural liquefeito (GNL) de diversos países produtores e movimentar 912.500 m³ por ano, por meio de transporte marítimo. A entrega do produto, por sua vez, será em terminais marítimos e de regaseificação para atender as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. As licenças têm validade de dois anos.
Geração de energia
O futuro promissor para o mercado de gás natural, com vistas à promoção de novos investimentos na cadeia do setor elétrico nacional instigou o Grupo Delta Energia a participar desta fatia da matriz energética. Com a Delta Geração, a empresa adquiriu a UTE William Arjona, em Campo Grande (MS), em 2019. A usina termelétrica tem capacidade para gerar 190 MW utilizando gás natural, o que permite abastecer, por exemplo, 50% de uma cidade do porte de Campo Grande quando em operação total. A usina retomou suas atividades em 2021, período marcado pela crise hídrica que afetou todo o país e teve um papel importante na restauração da segurança energética e de suprimento nacional juntamente com outras termelétricas.
Sobre o Grupo Delta Energia
O Grupo Delta Energia, empresa 100% nacional, iniciou suas atividades no segmento de comercialização de energia elétrica em 2001, e consolidou-se como uma das principais organizações do setor. Com uma carteira de clientes que inclui algumas das maiores indústrias do País, a companhia diversificou seu portfólio de negócios nesses mais de 20 anos de atuação, investindo em empresas que agregam sinergias a suas operações. Além de atuar na comercialização de energia elétrica, hoje o grupo está presente no mercado de biocombustíveis, tancagem de etanol, geração de energia e na gestão e estruturação de fundos de investimentos em comercialização de energia no Brasil.
Atendimento à imprensa
Delta Energia – Marketing & Comunicação
Cleide Rodrigues: +55 11 98466-8934 / cleide.rodrigues@deltaenergia.com.br